segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Um bom pai é aquele que nos permite desejar!

Dizem que é sentindo o frio da água que aprendemos a nadar...
Pai e mãe acompanharam meus primeiros passos, mas sei que o principal responsável pelas minhas primeiras braçadas na água foi meu pai.
Minha mãe sempre teve mais de receio no que diz respeito ao ambiente aquático.
Meu pai, em contrapartida, sempre gostou de tudo que se relacione a água e transmitiu essa paixão aos seus filhos.
Desde muito cedo eu e meu irmão fomos encorajados a brincar na água, com a presença segura do meu pai
Apesar da água oferecer perigo, para mim, sempre remeteu a um referencial de segurança. Devo isso a meu pai.
Ele foi o responsável por permitir que desenvolvêssemos essa habilidade e conforto simplesmente partindo do princípio que poderíamos ir mais longe.
Nadando no mar ou nos lagos, o aval dele sempre nos fazia crer que estaríamos seguros e amparados, pois ele estaria ali para nos proteger.
Hoje, percebo que não tenho a mesma ingenuidade de antes. Sei que o mar pode ser perigoso, devendo ser respeitado.
Atualmente, quando eu e meu pai nadamos juntos, até partilhamos uma insegurança ou outra no que diz respeito aos perigos que podemos encontrar nas águas.
Mas de alguma forma, quando estou nadando, sinto sua presença ao meu lado. Sempre que preciso, recorro as minhas memórias de infância e me sinto segura, apesar de estar alerta, considerando os perigos que o mar também pode oferecer.
Faço uma analogia com a própria vida, quando crianças precisamos acreditar que nosso pai "super herói", nos livrará de todo e qualquer mal. É importante ter a ilusão que estaremos sempre seguros.
A medida que crescemos, percebemos que o pai não detém o controle de tudo. Mas mesmo assim nos aventuramos a ir mais longe, carregando o pai dentro da gente.
Para mim, pai é aquele que encoraja e acaba incentivando a cair na água fria, mesmo que a mãe só deseje oferecer o aconchego do ninho quente.
O pai permite que a gente queira ir mais longe, a função paterna nos possibilita desejar. Nos impulsionando a ir, nos autorizamos a querer sempre mais.
Meu pai pode fazer isso muito bem. Portanto, posso chamá-lo de um bom pai!
Liberando os filhos para dar braçadas pela vida, também possibilitou que a própria mãe investisse em seus projetos pessoais, encontrando outros interesses além dos filhos.
Pai e mãe se complementam em seus papéis tão singulares. É certo que em alguns momentos estas funções se alternam. Recebemos ora carinho paterno ora um puxão de orelha materno.
Mesmo adulta, é reconfortante ter o acolhimento no olhar da mãe e encontrar nas palavras do pai a possibilidade de encontrar um norte.
Portanto, exalto neste dia dos pais, quão importante tem sido seu papel de acolhimento, de limite, de referencial seguro, que encoraja e ao mesmo tempo protege.

Os pais nos tiram do colo, mas nos dão todas as ferramentas para seguir com as próprias pernas e braços, em busca de um ofício e de um futuro lar para chamar de seu.

Obrigada por nos transmitir tudo de melhor que tem dentro de si mesmo.
Somos exatamente como somos, por receber tudo que você (como nosso pai) pode nos ensinar, tanto por meio de palavras como a partir das vivências que tivemos contigo, seu modo de ser e de agir.
Somos um pouco de tudo aquilo que já amamos, por amar tanto, nos identificamos.

Meu pai, modelo de identificação, exemplo de amor.
Você me amou mesmo antes de eu nascer.

Quando vim a este mundo, aprendi a te amar também.

Você foi tão generoso, que me fez aprender a amar outras coisas...
Possibilitou que eu investisse também em pessoas, além de meus primeiros referenciais de amor.

Deixando-me traçar e percorrer minhas próprias trilhas, cuidou muito bem da minha mãe.

Provendo segurança para que eu pudesse ir conhecer o quê de bom poderia existir para mim no mundo.
Só assim posso a cada dia descobrir o quê da vida me satisfaz.

Ser pai é tudo isso!

Sentir que o desejo existe e por isso permite que o filho possa desejar também!

Amo você meu pai Atilio, parabéns pelo seu dia!
Filha: "Carol Caracol"

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado filha. Eu não sabia que era tão importante. Eu saia para brincar e nadar com vocês porque eu gostava de estar com vocês. Mas a cada progresso, eu ficava orgulhoso e vocês mais ainda. Ainda torço por vocês e é como se eu dissesse antigamente quando saíamos: Vamos lá... Vocês vão gostar. Bj Pai